Fabiano Simon
Pedagogia Empreendedora
Para Dolabela (2003) a pedagogia empreendedora é uma estratégia didática para o desenvolvimento da capacidade empreendedora de alunos da educação infantil ao nível médio, que utiliza a Teoria Empreendedora dos Sonhos, não se propondo a ser uma metodologia educacional de uso amplo. Restrita ao campo do empreendedorismo, conviverá comas diretrizes fundamentais de ensino básico adotadas no ambiente de sua aplicação: a escola.
Na Pedagogia Empreendedora, a ênfase no auto aprendizado não diminui o âmbito de ação do educador.
Pelo contrário, aumenta sua importância, já que cabe a ele ampliar as referências e fontes de aprendizado e redefinir o próprio conceito de saber. O que muda em relação ao ensino convencional é a posição do professor como detentor do saber, assim como as estratégias para aquisição do saber empreendedor. A pedagogia empreendedora dentro de uma perspectiva de abordagem cognitivista, nos mostra que a essência do trabalho do empreendedor consiste em definir contextos, o que exige uma análise e imaginação, um equilíbrio entre as funções do lado direito e do lado esquerdo do cérebro.
No entanto, o sistema tradicional é concebido para aprender a dominar as questões analíticas, aquelas que estão ligadas ao lado esquerdo do cérebro.
O estudante passa anos, no ensino tradicional, sendo um agente passivo com relação aprendizado. Dessa forma, ele evolui dentro de um sistema em que se sente inseguro no momento em que se encontra dentro de um sistema onde tudo não está claramente definido.
A Pedagogia Empreendedora possui uma abordagem acentuadamente humanista, e elege como tema central não o enriquecimento pessoal, mas a preparação do indivíduo para participar ativamente da construção do desenvolvimento social, com vistas à melhoria de vida da população e eliminação da exclusão social.