Metodologias Ativas na Aprendizagem
- 15 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Nas últimas décadas houve a presença de inúmeras descobertas e transformações em diversas áreas do conhecimento humano que influenciaram as reflexões quanto aos processos de criação e transmissão dos saberes bem como das estratégias do ensino e aprendizagem. Estes estudos nos mostraram que os conhecimentos são mais bem aproveitados, adquiridos, recordados e usados quando são ensinados, praticados e avaliados em ambiente social. Essa mudança de no processo de ensino e de aprendizagem não é muito simples, por promover uma ruptura no modelo de ensino tradicional. Com essa nova percepção de transmissão e criação de saberes, as discussões mostram para que sejam utilizadas novas práticas pedagógicas que busquem promover nos estudantes um senso crítico, investigativo e avaliativo mais aguçado.
Muitos desafios são encontrados para implementação de metodologias ativas no processo de aprendizagem, pois o estudante passa a ter o papel ativo dentro da sala de aula, gerando um grande comprometimento e esforço do mesmo e os docentes assumem o papel de facilitadores e incentivadores do conhecimento. As metodologias ativas fundamentam-se em estratégias de ensino baseadas em concepções pedagógicas reflexivas e críticas, onde se interpreta e interage sobre a realidade, promovendo a interação entre as pessoas e valorizando a construção do conhecimento.
As metodologias ativas fundamentam-se no princípio da autonomia. Na educação moderna, o aluno precisa ter a capacidade de gerenciar e administrar o seu processo de formação. Devemos estar atento ao fato que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar situações para a sua própria construção ou produção, exigindo do docente quando entra em sala de aula, ser uma pessoa aberta a indagações, às curiosidades, às perguntas dos alunos, as suas inibições, um ser crítico e inquieto em face da tarefa de ensinar e não a de transferir conhecimento.
O estudante precisa assumir um papel cada vez mais ativo, desconsiderando-se da atitude de mero receptor de conteúdo, buscando conhecimentos relevantes aos problemas e aos objetivos da aprendizagem. Com este contexto o estudante passa a agregar em seu perfil características como cooperação para o trabalho em equipe, capacidade para auto avaliação, espírito crítico-reflexivo, iniciativa criadora, senso de responsabilidade e curiosidade científica. As metodologias ativas empregam a problematização como estratégia de ensino aprendizagem buscando alcançar e motivar o estudante, que diante do problema ele aprende, analisa, reflete, busca relacioná-lo com a sua realidade, desenvolvendo um novo significado para suas descobertas. Aprender através da problematização, da resolução de problemas específicos de sua área, promove ao aluno um comprometimento ativo em seu processo de aprendizagem. Exemplos de metodologias ativas: Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning – ProblemBL), Aprendizagem Baseada em Projetos (Project-Based Learning – ProjectBL), Estudo de Caso e Aprendizagem Baseada em Jogos (Games-Based Learning).
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