BLOG SIMON CURSOS PROFISSIONALIZANTES

NOSSOS CURSOS

Se você está buscando aquela vaga de emprego e deseja melhorar seu currículo, ou busca capacitação profissional para ter mais e melhores oportunidades no mercado de trabalho, conheça nossos cursos profissionalizantes, faça sua pré-matrícula e concorra a bolsas de estudo! São cursos nas áreas de Gestão e Negócios, Marketing e Vendas, Saúde e Bem-estar, Tecnologia e Inovação, entre outras...

APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES
ASB - AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL EM SÃO JOÃO DA BOA VISTA E REGIÃO
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO DE AÇÚCAR E ÁLCOOL
ATENDENTE DE FARMÁCIA COM ESTÁGIO
AUXILIAR DE RADIOLOGIA
BLS / SBV - Suporte Básico de Vida - American Safety & Health Institute (ASHI)
CERTIFICAÇÃO EM DESENVOLVEDOR DE GAMES
CERTIFICAÇÃO EM DESENVOLVEDOR DE SISTEMAS
CERTIFICAÇÃO EM DESIGNER DIGITAL
CERTIFICAÇÃO EM GESTÃO E FINANÇAS
CERTIFICAÇÃO EM MARKETING DIGITAL
CERTIFICAÇÃO EM TECNOLOGIA FUNDAMENTAL
COMO ELABORAR UM CURRÍCULO DA FORMA ADEQUADA
COMO INVESTIR EM AÇÕES
COMO TER UM CANAL DE SUCESSO: YOUTUBE NA PRÁTICA
CUIDADOR DE IDOSOS
CUIDADOR INFANTIL
CURSO PREPARATÓRIO PRESENCIAL PARA O CONCURSO DE SOLDADO PM SP
DESENVOLVEDOR DE APPS
DESENVOLVEDOR DE GAMES COMPLETO
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
DESENVOLVIMENTO WEB
DESIGNER DIGITAL
DICAS VALIOSAS PARA SEU SUCESSO EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO
DINÂMICAS DE GRUPO: SABER SER E VENCER NO PROCESSO SELETIVO
EVOLUÇÃO PROFISSIONAL
GESTÃO DA CARREIRA
GESTÃO DE MARKETING DIGITAL DE ALTA PERFORMANCE
GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES
HOTELARIA E TURISMO
LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO
MARKETING DIGITAL
MELHOR IDADE CONECTADA
OPERADOR DE CAIXA
OPERADOR DE EMPILHADEIRA - NR 11
PROJETOS E DESENHOS
REDES E INFRAESTRUTURA
ROTINAS ADMINISTRATIVAS
SEU SUCESSO PROFISSIONAL!
SUPERVISOR DE CALL CENTER
TECNOLOGIA FUNDAMENTAL
TRABALHO EM ALTURA - NR35
TÉCNICAS CONTÁBEIS E FISCAIS
TÉCNICAS DE RECURSOS HUMANOS E DEPARTAMENTO PESSOAL
TÉCNICAS EM CRÉDITO E COBRANÇA
TÉCNICAS EM EDIÇÃO DE VÍDEOS
TÉCNICAS EM GESTÃO ADMINISTRATIVA
TÉCNICAS EM VENDAS
UTILIZAÇÃO DE DRONE NO AMBIENTE RURAL E URBANO
VISAGISMO COMPORTAMENTAL
  • Fabiano Simon

Aprendizagem Baseada em Problemas


A aprendizagem baseada em problemas é um método educacional centrado no aluno e por ‘centrado no aluno’ entende-se que as oportunidades de aprendizagem devem ser relevantes aos alunos e que seus objetivos sejam, ao menos parcialmente, determinados pelos próprios alunos.

A delegação de autoridade com responsabilidades sobre a aprendizagem aos alunos, prepara-os a se tornarem aprendizes por toda a vida, uma habilidade extremamente útil para estudantes que estão se preparando para o mercado de trabalho.

Na metodologia tradicional o docente assume papel de especialista ou autoridade formal, docentes trabalham isoladamente, transmitem informações aos estudantes, organizam os conteúdos na forma de palestras, com base no contexto da disciplina, Estudantes são vistos como tábula rasa ou receptores passivos de informação. Estudantes trabalham isoladamente. Estudantes “absorvem”, transcrevem, memorizam e repetem informações para realizar tarefas de conteúdo específico, tais como questionários e exames.

Aprendizagem é individualista e competitiva.



Na Metodologia PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) o Papel do docente é de facilitador, orientador, mentor ou consultor profissional. Docentes trabalham em equipes que incluem outros membros de escola-universidade. Estudantes responsabilizam-se pela aprendizagem de criarem parcerias entre colegas e docentes. Docentes, delegam autoridade com responsabilidade aos estudantes e selecionam conceitos que facilitam a transferência de conhecimentos pelos estudantes; aumentam a motivação pela colocação de problemas do mundo real e pela compreensão das dificuldades dos estudantes.

Estrutura escolar é flexível e oferece apoio aos docentes. Docentes são encorajados a mudar o panorama instrucional e avaliativo mediante novos instrumentos de avaliação e revisão por pares. Docentes valorizam os conhecimentos prévios dos estudantes, buscam encorajar a iniciativa e delegam autoridade com responsabilidade aos estudantes.

Estudantes interagem com o corpo docente de modo a fornecer feedback imediato sobre o curso, com a finalidade de melhorá-lo continuamente. Docentes concebem cursos baseados em problemas com fraca estruturação que preveem um papel para o estudante na aprendizagem. Aprendizagem ocorre em um ambiente de apoio e colaboração.

Nesta abordagem é essencial que o docente deixe explicitamente delegada, que a responsabilidade pela aprendizagem é do aluno. Ou seja, assumir responsabilidade pela própria aprendizagem em uma sala de aula onde a metodologia adotada é o ProblemBL significa que os alunos cumpram as seguintes tarefas:

I – Introdução e definição do problema; II – Levantamento de hipóteses; III – Tentativa de solução com os conhecimentos disponíveis; IV – Levantamento de pontos de aprendizagem; V – Planejamento do trabalho em grupo; VI – Estudo independente da equipe; VII – Compartilhamento de informações no grupo; VIII – Aplicação dos conhecimentos no problema; IX – Apresentação das soluções do grupo; X – Auto avaliação. Avaliação do processo de pares.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CURSOS EM ALTA

Esses são os cursos que estão em alta no momento, e que oferecem grandes oportunidades no mercado de trabalho. Qualifique-se profissionalmente, um novo curso em seu currículo aumentará sua qualificação profissional e você com certeza ficará mais perto do seu novo emprego! Confira esses cursos abaixo, ou conheça todos os nossos cursos.

O QUE ESTÃO FALANDO SOBRE NÓS

Se a melhor propaganda é o boca-a-boca,  ninguém melhor do que nossos alunos e ex-alunos para falar um pouco mais sobre nós! Os depoimentos abaixo são espontâneos e se referem à escola, aos vários cursos profissionalizantes que oferecemos e às palestras gratuitas que realizamos. Venha fazer parte desse time, faça já sua pré-matrícula!

Quer entrar em contato de outras formas?

Visite nossa página de contato!