Aprendizagem Baseada em Problemas
- 22 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
A aprendizagem baseada em problemas é um método educacional centrado no aluno e por ‘centrado no aluno’ entende-se que as oportunidades de aprendizagem devem ser relevantes aos alunos e que seus objetivos sejam, ao menos parcialmente, determinados pelos próprios alunos.
A delegação de autoridade com responsabilidades sobre a aprendizagem aos alunos, prepara-os a se tornarem aprendizes por toda a vida, uma habilidade extremamente útil para estudantes que estão se preparando para o mercado de trabalho.
Na metodologia tradicional o docente assume papel de especialista ou autoridade formal, docentes trabalham isoladamente, transmitem informações aos estudantes, organizam os conteúdos na forma de palestras, com base no contexto da disciplina, Estudantes são vistos como tábula rasa ou receptores passivos de informação. Estudantes trabalham isoladamente. Estudantes “absorvem”, transcrevem, memorizam e repetem informações para realizar tarefas de conteúdo específico, tais como questionários e exames.
Aprendizagem é individualista e competitiva.
Na Metodologia PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) o Papel do docente é de facilitador, orientador, mentor ou consultor profissional. Docentes trabalham em equipes que incluem outros membros de escola-universidade. Estudantes responsabilizam-se pela aprendizagem de criarem parcerias entre colegas e docentes. Docentes, delegam autoridade com responsabilidade aos estudantes e selecionam conceitos que facilitam a transferência de conhecimentos pelos estudantes; aumentam a motivação pela colocação de problemas do mundo real e pela compreensão das dificuldades dos estudantes.
Estrutura escolar é flexível e oferece apoio aos docentes. Docentes são encorajados a mudar o panorama instrucional e avaliativo mediante novos instrumentos de avaliação e revisão por pares. Docentes valorizam os conhecimentos prévios dos estudantes, buscam encorajar a iniciativa e delegam autoridade com responsabilidade aos estudantes.
Estudantes interagem com o corpo docente de modo a fornecer feedback imediato sobre o curso, com a finalidade de melhorá-lo continuamente. Docentes concebem cursos baseados em problemas com fraca estruturação que preveem um papel para o estudante na aprendizagem. Aprendizagem ocorre em um ambiente de apoio e colaboração.
Nesta abordagem é essencial que o docente deixe explicitamente delegada, que a responsabilidade pela aprendizagem é do aluno. Ou seja, assumir responsabilidade pela própria aprendizagem em uma sala de aula onde a metodologia adotada é o ProblemBL significa que os alunos cumpram as seguintes tarefas:
I – Introdução e definição do problema; II – Levantamento de hipóteses; III – Tentativa de solução com os conhecimentos disponíveis; IV – Levantamento de pontos de aprendizagem; V – Planejamento do trabalho em grupo; VI – Estudo independente da equipe; VII – Compartilhamento de informações no grupo; VIII – Aplicação dos conhecimentos no problema; IX – Apresentação das soluções do grupo; X – Auto avaliação. Avaliação do processo de pares.
Posts recentes
Ver tudoConforme a LC 214/2025 Art 4° e 5°, descrevo um texto de fácil entendimento, para compartilhar. Artigo 4º: Incidência do IBS e da CBS em...
Conforme a LC 214/2025 Art 2° e 3°, descrevo um texto de fácil entendimento, para compartilhar. Neutralidade: O objetivo principal do...
Yorumlar