Fabiano Simon
Resiliência: a capacidade de superação
Resiliência é um conceito da física, que se refere à propriedade de que são dotados alguns materiais, de acumular energia, quando exigidos ou submetidos a stress sem ocorrer ruptura, e depois volta ao seu estado normal.
Trazendo para o nosso meio, resiliência é a capacidade do indivíduo de lidar com os problemas, superar obstáculos, ou resistir à pressão de situações adversas. Em outras palavras, é a capacidade de sobrevivência que nos ajuda a nos moldar, ou adaptar às situações, sem sucumbir a elas. Sem essa capacidade, dificilmente sobreviveríamos, pois, a vida é cheia de obstáculos a serem superados; viver é uma constante mudança e toda mudança precisa de adaptações. Se não existissem mudanças, a vida não existiria, pois, a vida é dinâmica, mutável na sua essência.
A mudança é uma espécie de poda, ou seja, é dolorosa, mas necessária para o crescimento e florescimento. Geralmente tendemos a gostar de nos acomodar, mas nem sempre isso é bom. Quanto mais mudamos, mais enriquecemos nossa vida.
Em todas fases de mudanças, vem em nosso socorro nossa capacidade de resiliência. Ela nos ajuda a suportar essas mudanças, ajudados por outros recursos, como a fé e a esperança.