Opções financeiras para a aposentadoria
- 18 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Quando falamos em nos planejar financeiramente para a aposentadoria, não estamos restritos a uma ou duas opções financeiras. Existem diversas maneiras para formarmos um fundo financeiro visando à aposentadoria. O primeiro passo é conhecermos as opções. A partir desse conhecimento, podemos montar um plano e escolher as opções mais adequadas para nossas características, considerando idade, perfil, renda, fontes de renda.
O Sistema Previdenciário Nacional (SPN) está dividido em dois grupos:
- A previdência social, que abrange os servidores públicos, e a previdência do regime Geral da Previdência Social (RGPS), administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em que estão alocados os trabalhadores contratados no regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), os trabalhadores domésticos e os autônomos; e
- a Previdência Privada, que inclui asa Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) e as Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPC).
Planos Obrigatórios – São aqueles que não nos permitem escolher se vamos ou não fazer a contribuição. Eles são obrigatórios dependendo da situação em que nos encontramos no mercado de trabalho (CLT, servidor público, etc).
Independentemente do regime de que você participe, é fundamental verificar se ele será suficiente para a realização de seus projetos durante a aposentadoria. Caso contrário, uma boa sugestão é que você providencie uma complementação.
Planos Complementares – tem esse nome devido à ideia de que eles se somam aos planos obrigatórios. Eles vão complementar a aposentadoria. Os planos complementares são de dois tipos: os planos de previdência complementar fechada, que são os planos patrocinados por empresas privadas ou associações que por meio de vínculo empregatício ou mesmo associativos, oferecem aos seus empregados os respectivos planos de complementação da aposentadoria; Previdência complementar aberta: os planos mais conhecidos dessa modalidade de investimento são o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefícios Livre (VGBL), ambos são comercializados por bancos e são de livre acesso a toda a população, os PGBL são planos de previdência complementar instituídos pelas Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPCs), e o VGBL são seguros com coberturas de sobrevivência, administrados por Sociedades de Seguros. Esses planos possuem características bem distintas um do outro, especialmente no que se refere ao tratamento tributário.
Posts recentes
Ver tudoConforme a LC 214/2025 Art 4° e 5°, descrevo um texto de fácil entendimento, para compartilhar. Artigo 4º: Incidência do IBS e da CBS em...
Conforme a LC 214/2025 Art 2° e 3°, descrevo um texto de fácil entendimento, para compartilhar. Neutralidade: O objetivo principal do...
Comments