- Fabiano Simon
Administração de Conflitos
Administrar conflitos e solucioná-los é muito importante. Para gerir conflitos com eficiência e eficácia, é preciso, antes, conhecer todas as formas de agir diante deles. Por isso, identificar o campo em que isso acontece e saber atuar perante o problema é fundamental para que não ocorram mais danos e não estimule contratempos. Mas qual o jeito de solucionar os conflitos?
A partir do momento que conhecemos os tipos e as causas dos conflitos, temos condições de determinar as estratégias que deverão ser seguidas para uma boa administração dessas situações. Todavia, esses planos adotados devem ser elaborados e estudados de acordo com a situação ocorrida.
Vale lembrar que o sucesso da escolha de uma boa estratégia na administração dos conflitos nem sempre é garantia de êxito nas resoluções dos mesmos. Por isso, tenha atenção a tudo que está ao seu redor.
Para que haja uma perfeita negociação, é fundamental que todas as partes envolvidas apresentem as seguintes capacidades:
• Saber Comunicar: as falhas, frustrações, atrasos e irritações ocorrem pela falta de comunicação. Por isso, um bom diálogo facilitará a solução dos conflitos; • Saber Ouvir: ouça atentamente o que os outros tem a dizer. Tal ação, muitas vezes, promove uma resolução de sucesso; • Saber perguntar: fazer perguntas conduz as conversas. Portanto, estabeleça uma conversa amena, que contribua para a solução dos problemas.
Conheça mais algumas dicas sobre a maneira correta de administrar os conflitos:
• Procure soluções, não culpados; • Seja construtivo ao fazer uma crítica; • Quando estiver errado, reconheça; • Evite preconceitos; • Mantenha a calma; • Aperfeiçoe a habilidade de ouvir e falar; • Aja sempre buscando eliminar as causas dos conflitos.
Para que os conflitos sejam solucionados ou pelo menos amenizados, devemos sempre, analisar a situação e buscar boas estratégias. Assim, o sucesso organizacional e pessoal será conquistado.