A importância da finança em seu dia a dia
- 10 de jun. de 2019
- 2 min de leitura

No momento de crise em que estamos vivendo, a administração financeira se torna cada vez mais necessária em nosso dia a dia, sendo para uma pessoa física que precisa controlar toda as finanças da família quanto para uma pessoa jurídica que precisa se preocupar cada vez mais com sua atuação no mercado e principalmente com os lucros alcançados, pois o lucro é que faz a organização crescer e investir em outros projetos.
A administração financeira tem o principal objetivo de nos ajudar a controlar e analisar todos os recursos de entrada que são as receitas e todos os recursos de saídas que são as despesas.
Para que possamos começar a ter facilidade e gosto pelas finanças precisamos primeiramente conhecer o cenário que estamos no momento, através de um levantamento e planejamento do que queremos para um futuro a curto, médio e longo prazo, com isto em mãos começaremos a analisar a nossa viabilidade financeira, ou seja, se é viável o que queremos ou não.
Podemos utilizar um conceito muito praticado em grandes instituições que é a engenharia financeira, um processo de utilização combinada de diversas técnicas para melhor planejarmos as nossas necessidades e expectativas para o futuro, de um modo que o nosso dinheiro tenha mais valor em nosso bolso, e não chegarmos no final do mês com o saldo negativo.
Algumas dicas para melhor controlar suas finanças pessoais:

Entenda suas despesas: classifique qual o peso delas em sua renda.
Tenha organização: Anote todos seus gastos e despesas do mês, pode ser em um caderno ou em uma planilha eletrônica.
Seja disciplinado: seja organizado em todo o seu mês, pesquise preço, não compra por impulso e mantenha seu controle.
Separe os gastos: faça uma organização e tipologia de seus gastos, sendo os que são essenciais - moradia, alimentação, contas básicas – dos que são dispensáveis e podem ser reduzidos – academia, cafezinho, tudo que não vai fazer falta para sobreviver.
Revisão dos hábitos: Agora é a hora de usar sua inteligência financeira, antes de comprar, reflita.
Estude, INVISTA EM VOCÊ, ATUALIZE, turbine seu currículo.
Comments