A ética nos negócios
- 3 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Ética é um assunto muito relevante para todo o meio empresarial e para os indivíduos que o compõe, pois essa palavra é fruto das relações humanas.
Em seu sentido mais abrangente, ética é o conjunto de valores e da moral que conduzem o indivíduo a tomar uma determinada decisão. É a ciência da conduta, a teoria do comportamento moral dos homens na sociedade.
A questão ética nas organizações passa pela compreensão de sua cultura organizacional. Caminhos formais e informais consideradas referências de comportamento que vem com um verdadeiro guia para ações e atitudes dentro de uma empresa.
Quais são os valores e crenças que regem essa organização? E como são resolvidos os assuntos de seu dia a dia? A prática da ética nas empresas leva a uma definição de padrões de comportamentos, normas que são verdadeiras bússolas para uma correta conduta de tudo o que ocorre; devemos buscar sempre responder as seguintes perguntas: Eu quero? Eu posso? Eu devo?
E se alguma das respostas for negativa, repense antes de tomar qualquer decisão.
Devemos oferecer qualidade, alto padrão de atendimento, produtos e serviços que se tornem soluções e assim superem as necessidades atuais e futuras de nossos clientes; devemos buscar a excelência, o melhor, mas sempre pautados na ética, valorizando as pessoas e transformando os relacionamentos. Devemos também priorizar um contato próximo e contínuo com os nossos clientes, colaboradores e parceiros, trabalhando com honestidade, integridade, humildade, sempre compromissados com a verdade.
Atender as necessidades e desejos de nossos clientes através desses princípios se tornou algo indispensável para oferecer alternativas de valor que aufiram resultados significativos a curto, médio e longo prazos.
A permanência de uma empresa em determinado, mercado, independente de seu porte, passa sem dúvida alguma por esse caminho. A ética traz harmonia, bem-estar e equilíbrio dos interesses individuais e institucionais.
– Melhora a imagem da empresa e a sua credibilidade no mercado; Melhora a qualidade, os resultados e fortalece as relações empresariais em âmbito externo e interno; Melhora a qualidade de vida de todos pelo alto grau de motivação que os envolve.
Reflita sobre isso e coloque em prática ou até mesmo cultive mais intensamente esses princípios em sua vida profissional e também pessoal. Os resultados serão imediatos.
Posts recentes
Ver tudoConforme a LC 214/2025 Art 4° e 5°, descrevo um texto de fácil entendimento, para compartilhar. Artigo 4º: Incidência do IBS e da CBS em...
Conforme a LC 214/2025 Art 2° e 3°, descrevo um texto de fácil entendimento, para compartilhar. Neutralidade: O objetivo principal do...
Comments